Depressão

  • depressaov1

1 – O que é depressão?
O que caracteriza a depressão é principalmente a sensação de perda do sentimento de felicidade. A pessoa deixa de sentir prazer em tudo que gostava, desaparece o prazer de se alimentar, a sexualidade fica anestesiada e não há mais crença no amor. A pessoa perde a criatividade, não consegue acompanhar um filme ou ler um livro que tanto apreciava. Acorda de manhã com a mente invadida por idéias negativas e catastróficas, quer permanecer na cama e a sensação de angústia se aprofunda. O futuro torna-se incerto e aterrorizador. Nada mais pode dar certo, e tudo se passa como se a própria alma houvesse partido. Há um sentimento persistente de medo do futuro, a mente só antecipa acontecimentos catastróficos e negativos.

2 – Quais os sintomas mais importantes da depressão?
Os sintomas mais freqüentes da depressão passam pela sensação de tristeza persistente e perda de prazer. Há uma perda de interesse nas atividades de rotina. Pode haver aumento ou perda de peso, insônia ou hipersônia. Há uma inquietação ou inibição motora e diminuição da velocidade dos pensamentos. A sensação de fadiga é freqüente, a pessoa não consegue se concentrar e torna-se indecisa. Os pensamentos são invadidos por conteúdo de inferioridade e culpa, em um estado contínuo de ruminação depressiva. O vazio e a desesperança invadem o cotidiano, com a presença constante de ansiedade. Mesmo formas suaves da crise podem se tornar devastadoras para o paciente. Esta sensação de angústia e dor pode tornar a vida desagradável e sem sentido. Para o clínico caracterizar como problema relevante, é preciso elucidar que houve mudança qualitativa importante na vida da pessoa. A crise deve ser persistente por pelo menos de duas a quatro semanas. O diagnóstico da depressão deve, portanto, ser baseado no nível de gravidade dos sintomas, na persistência dos mesmos, e do impacto destes sintomas no prejuízo do funcionamento cognitivo e social.

“A tristeza não é o único sinal de depressão. Angústia, fadiga e até falta de concentração podem indicar que algo está errado.”

Dr. Jair Mari

Seu Nome

Seu Email

Assunto

Sua Mensagem

Compartilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Tratamentos

Veja abaixo os demais tratamentos realizados pelo Dr. Jair Mari

depressaov1

Depressão

Saiba Mais
panicov1

Pânico

Saiba Mais
alcooledrogasv1

Álcool e Drogas

Saiba Mais
ESQUIZOFRENIAv1

Esquizofrenia

Saiba Mais
Compartilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone